A saúde dos olhos é um aspecto vital do bem-estar geral, especialmente em uma era dominada por telas e dispositivos digitais. Nutrientes específicos têm se destacado por seu papel na preservação da saúde ocular: a luteína, zeaxantina e astaxantina. 

Estes carotenoides são reconhecidos por suas poderosas propriedades antioxidantes e por filtrarem a luz azul prejudicial, atuando como verdadeiros protetores dos olhos contra o desgaste diário e o avanço da idade. 

O que são a luteína, zeaxantina e astaxantina?

Essas palavras representam carotenoides encontrados naturalmente em alguns alimentos, sendo especialmente concentrados na retina do olho. Esses compostos possuem propriedades antioxidantes, desempenhando um papel crucial na proteção contra os danos causados pelos radicais livres e, consequentemente, na saúde dos olhos.

O que é carotenoides e para que servem?

Esses carotenoides desempenham um papel fundamental na proteção ocular, ajudando a filtrar a luz azul prejudicial e protegendo os olhos contra os danos causados pelos raios ultravioletas. Além disso, contribuem para a manutenção da densidade da pigmentação na mácula, uma região central da retina vital para uma visão nítida.

Diversos estudos científicos têm demonstrado os benefícios desses carotenoides para a saúde dos olhos. Pesquisas indicam que a ingestão regular desses carotenoides pode reduzir o risco de desenvolvimento de doenças oculares degenerativas, como a degeneração macular relacionada à idade (DMRI) e cataratas.

O que é astaxantina?

A astaxantina é um carotenoide com um pigmento avermelhado, sendo encontrado em diversos microrganismos, algas, animais marinhos como camarão, lagosta, peixes, crustáceos, krill dentre outros. 

Atua em processos metabólicos evitando a ativação de vias que atuariam desencadeando os processos inflamatórios no organismo. A inflamação quando não controlada pode contribuir para o surgimento de algumas doenças. A astaxantina promove o bloqueio das vias de sinalização NF-κB e evita a expressão gênica de alguns mediadores envolvidos na inflamação.

 O que é e para que serve a luteína?

A luteína é um carotenoide natural, ou seja, um pigmento responsável por dar cor a alguns alimentos que conhecemos. Ele está presente na couve, no espinafre, nos brócolis, no milho, na gema de ovo, entre muitos outros. A luteína é um componente importante da mácula – a região localizada no centro da retina – essencial para uma visão central nítida. 

Ela ajuda a proteger a retina, promovendo a saúde em longo prazo e diminuindo o risco de degeneração macular relacionada à idade (DMRI).

O que é zeaxantina?

A zeaxantina é um antioxidante que defende o corpo contra os radicais livres. É um carotenoide muito parecido com a luteína, e pode ser encontrada em vegetais verde-escuros, legumes vermelhos e amarelos.

Além do sol, protege contra a luz azul de computadores, telas de celulares, tablets e TVs. Ela pode evitar, também, várias doenças na retina como catarata, retinopatia diabética e degeneração macular. 

Consultar um oftalmologista é fundamental para a saúde ocular e a qualidade de vida, já que eles podem verificar a saúde dos olhos, incluindo a retina, a córnea, a pressão intraocular e outras estruturas oculares, recomendando os melhores tratamentos e suplementos quando necessário.

As consultas regulares são ideais para manter a saúde dos olhos, prevenir problemas ou realizar a detecção precoce.

A Botica Nativa

A Botica Nativa, com sua expertise desde 1987, é uma farmácia de manipulação que se destaca com produtos que promovem a saúde e o bem-estar, incluindo suplementos dedicados à saúde ocular. Engajada em fornecer soluções de qualidade e personalizadas, é o local ideal para aqueles que buscam não apenas cuidados com a visão, mas uma abordagem integral da saúde.

A Botica Nativa é sua parceira confiável na busca por uma vida mais saudável e plena. Conheça nossos produtos!

Deixe seu comentário